terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O romance de romance - Primeiro Capítulo : Da gráfica para a banca... da banca para a primeira bolsa

Os primeiros lampejos de consciência que tive, me vêm à memória um pouco nebulosos. Éramos muitos livros iguais, prensados e arranjados em fardos. Da gráfica onde nascemos fomos transportados para uma distribuidora e depois separados, para sermos encaminhados em pequenos grupos de iguais para as bancas de jornal. Lembro-me da viagem longa, sacolejando no furgão, entre revistas e gibis, até chegar à banca da Praça Barão de Araras, onde fiquei exposto, admirando o Obelisco, a Fonte e o Coreto, a fachada da Igreja Matriz, a alameda de árvores que ladeiam a calçada, a loja de noivas, a esquina do Bradesco onde, segundo me contaram as estantes da banca de jornais, um dia existiu o casarão da Família Zurita Fernandes. Numa manhã de sol forte e céu azul, fui escolhido, pago e colocado na primeira bolsa de mulher.

Um comentário: